Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análises, que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Veja a nossa Política de Privacidade.

Aceitar
x
Subscrever

29 de Maio - Dia Mundial da Energia!

Hoje, dia 29 de Maio, celebra-se o Dia Mundial da Energia. Esta pequena curiosidade inspirou várias notícias na comunicação social de hoje sobre o mercado da energia. Talvez a notícia mais sonante, e preocupante, para os consumidores seja a de que em muitos casos não terão contratado a melhor tarifa para as suas necessidades. 

Os clientes de electricidade ainda no mercado regulado (por oposição ao mercado livre onde é a concorrência entre fornecedores que dita os preços da energia) já são menos do que 1,4 milhões. Destes, quase 60% têm tarifas bi-horárias ou tri-horárias.

As tarifas, nomeadamente num mercado doméstico, dividem-se em três: simples (um período de facturação), bi-horárias (dois períodos) e tri-horárias (três períodos). Enquanto que numa tarifa simples paga-se a energia ao mesmo preço a qualquer hora do dia, nas outras duas opções a poupança só se pode fazer olhando para o relógio, literalmente, já que os preços são diferentes em diferentes períodos do dia. 

No mercado industrial, a tarifa é tetra-horária, por exemplo. Isto, contudo, no mercado Português; em Espanha, há tarifas hexa-horárias, com 6 diferentes preços ao longo do dia. 

Sabem qual a melhor tarifa de energia em cada caso? Nós sabemos! Contactem-nos e podemos ajudar. 
 

(in Público, 29-05-2017 - https://www.publico.pt/2017/05/29/economia/noticia/tarifa-bihoraria-so-compensa-se-ultrapassar-36-do-consumo-de-electricidade-1773605)

Tags Relacionadas

Partilhar

Conheça os nossos parceiros

Conheça os nossos clientes