Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análises, que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Veja a nossa Política de Privacidade.

Aceitar
x
Subscrever

COMO POUPAR ENERGIA NA AGRICULTURA.

Com a revitalização da atividade agrícola e agropecuária, a eficiência energética tornou-se num desafio e numa meta para os produtores.

 

 

Se tem uma produção agrícola ou se se dedica a uma atividade ligada à agricultura, sabe que a redução dos custos energéticos é fundamental à competitividade do seu negócio.

A nível europeu, a aplicação da eficiência energética às atividades agrícolas já está no centro das preocupações das autoridades, e vários projetos estão a ser desenvolvidos para acompanhar as necessidades do sector.

O recurso a energias renováveis, tanto para a utilização direta na produção, como no tratamento de subprodutos agrícolas para a produção de energia elétrica, através da biomassa, por exemplo, tem sido uma das alternativas mais aconselhadas.

A produção própria de eletricidade a partir de sistemas fotovoltaicos (com recurso a painéis solares) é uma alternativa cada vez mais usada pelos agricultores portugueses para reduzirem a sua fatura elétrica mensal, um recurso usado sobretudo na iluminação autónoma de cercas eletrificadas ou em sistemas autónomos de alimentação elétrica em locais que estejam muito afastados da rede, como lagares de azeite, celeiros ou armazéns de refrigeração de frutas.

Se a atividade é desenvolvida em estufas, os técnicos aconselham a energia solar térmica. Este sistema permite igualmente uma maior eficiência energética em locais de criação de animais ou em incubadoras de ovos.

No caso da rega, será possível reduzir os custos energéticos ao recorrer a sistemas de monitorização e telegestão autónomos associados a painéis solares. O recurso à energia eólica para a bombagem de água é outra das formas possíveis de realizar ganhos energéticos.

Mas há algumas atitudes e boas práticas que, antes de mais, terão de ser interiorizadas para otimizar a sua exploração em termos energéticos. O primeiro passo é o do conhecimento. É importante que meça a energia em todos os processos produtivos para ter uma noção clara dos gastos e das melhores alternativas e formas de otimizar. Por isso, é importante que use sondas de temperatura nos sistemas de aquecimento e ventilação e que faça a verificação periódica dos equipamentos e da precisão dos sistemas de controlo. Em modelos de distribuição automática de alimentos para animais, aplique sistemas de controlo de nível de produto em simultâneo com sistemas de monitorização de grandezas elétricas. Por fim, use motores elétricos eficientes e prefira iluminação através de lâmpadas económicas.

 

 

 

 

Tags Relacionadas

Partilhar

Conheça os nossos parceiros

Conheça os nossos clientes